Parabéns a todos do jornal, mas em especial ao meu querido amigo Aparecido Belvedere.
por Cássio Leonardo Carrara – cassio@oclarim.com.br
Fundado em 1905 por Cairbar Schutel, o jornal O Clarim completou, em 15 de agosto, 106 anos de existência e no dia seguinte, 16, o Centro Espírita O Clarim promoveu o evento de comemoração de aniversário do jornal. A comunidade espírita local compareceu em grande número para prestigiar a palestra.
Aparecido Belvedere, Diretor Editorial da Casa Editora O Clarim, iniciou as atividades com a prece de abertura e breve apresentação do palestrante convidado, Orson Peter Carrara, também de Matão.
A palestra teve seu conteúdo embasado em grandes nomes do Espiritismo durante sua história, desde Allan Kardec até Chico Xavier. O foco principal, no entanto, ficou para o fundador do jornal O Clarim, Cairbar Schutel, cujo exemplo de coragem, determinação, empreendedorismo e pioneirismo na divulgação espírita merecem a admiração e reverência não só das pessoas ligadas ao O Clarim, mas a todos que estão engajados neste mesmo ideal de divulgação das ideias espíritas.
A Revista Internacional de Espiritismo, fundada em 1925, também foi digna de homenagens, com destaque principalmente à importância dos editoriais escritos por Schutel, que traziam, em cada parágrafo, grandes ensinamentos e desdobramentos infinitos para debates. Algumas obras escritas por Schutel também foram lembradas, como A Vida no Outro Mundo, Parábolas e Ensinos de Jesus, Espiritismo para as crianças, O Espírito do Cristianismo, Pensamentos de Cairbar Schutel, volumes I e II, que trazem todos os editoriais da RIE entre 1925 e 1938, entre outras. A palestra foi encerrada com uma emocionante mensagem de incentivo à vida, valorizando dois princípios básicos do Espiritismo: a imortalidade da alma e a reencarnação.
José Luiz Alberto Marchesan, Presidente da Casa Editora O Clarim, encerrou o evento com uma prece e agradecendo a presença de todos que compareceram para homenagear o aniversário de fundação de O Clarim.
Após o término das homenagens, os presentes se dirigiram ao salão anexo para uma confraternização alegre e entre amigos, com bolo e refrigerante, como é tradição em todo aniversário.
Fonte: http://www.oclarim.com.br/?id=7&tp_not=1&cod=791